Presidente Thomas S. Monson falece aos 90 anos de idade

Presidente Thomas S. Monson falece aos 90 anos de idade

O Presidente Monson, que serviu como Presidente da Igreja desde fevereiro de 2008, deixa um legado de serviço e boas obras.

Comunicados da Imprensa
        

Thomas S. Monson, Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, faleceu hoje aos 90 anos de idade. O Presidente Monson, que serviu como Presidente da Igreja desde fevereiro de 2008, deixa um legado de serviço e boas obras.

O Presidente da Igreja faleceu em casa, 10:01 horas da noite de terça-feira, 2 de Janeiro de 2018, em Salt Lake City (Estados Unidos da América), devido a complicações derivadas da sua idade avançada. Estava rodeado por membros da sua família e morreu tranquilamente. 

Durante sua presidência, o número de membros da Igreja passou de 13 milhões para aproximadamente 15 milhões e meio de membros no mundo inteiro, e dezenas de novos templos foram anunciados e dedicados em todo o mundo. Em outubro de 2012, o Presidente Monson anunciou uma mudança na idade exigida para os missionários, o que resultou em um acréscimo de dezenas de milhares no número de missionários que servem no mundo inteiro, influenciando a vida de milhões de pessoas. 

O Presidente Monson dedicou a vida ao serviço na Igreja. Ele se tornou o 16º Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 3 de fevereiro de 2008, após a morte do Presidente Gordon B. Hinckley. Antes disso, havia servido como conselheiro na Primeira Presidência com três presidentes da Igreja por mais de 22 anos. O seu sucessor só será anunciado pelo Quórum dos Doze Apóstolos após o seu funeral.

 

Foi apoiado para o Quórum dos Doze Apóstolos em 4 de outubro de 1963 e ordenado apóstolo em 10 de outubro de 1963, com 36 anos. O Presidente Monson foi presidente da Missão Canadense da Igreja, sediada em Toronto, Ontário, de 1959 a 1962. Anteriormente, havia integrado a presidência da Estaca Temple View, em Salt Lake City, Utah, e servido como bispo da Ala Seis-Sete, dessa mesma estaca.

Thomas S. Monson nasceu em Salt Lake City, em 21 de agosto de 1927, filho de G. Spencer e Gladys Condie Monson. Estudou em escolas públicas de Salt Lake City e formou-se com louvor em administração de empresas pela Universidade de Utah, em 1948. Fez pós-graduação e serviu como membro do corpo docente da Faculdade de Administração de Empresas, na Universidade de Utah. Posteriormente, obteve seu diploma de MBA da Universidade Brigham Young. Em abril de 1981, a Universidade Brigham Young conferiu-lhe o título de Doutor Honoris Causa em Direito. Recebeu o título honorário de Doutor em Ciências Humanas pelo Salt Lake Community College, em junho de 1996, e também o título Honorário de Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Utah, em maio de 2007. 

Serviu na marinha dos Estados Unidos, perto do fim da Segunda Guerra Mundial. Casou-se com Frances Beverly Johnson em 7 de outubro de 1948, no Templo de Salt Lake. Tiveram três filhos, oito netos e onze bisnetos. Frances Monson faleceu em 20 de maio de 2013. A respeito de seu falecimento, o Presidente Monson disse, mais tarde: “Ela era o amor de minha vida, minha confidente leal e minha melhor amiga. Dizer que sinto saudades dela é muito pouco para transmitir a profundidade de meus sentimentos”.

Na vida profissional, o Presidente Monson destacou-se na área de editoração e artes gráficas. Em 1948, começou a trabalhar para o jornal Deseret News, onde serviu como director da divisão de propaganda e na Corporação das Agências Jornalísticas. Posteriormente, foi nomeado gerente de vendas do Deseret News Press, uma das maiores empresas comerciais de artes gráficas do Oeste dos Estados Unidos, galgando posições até chegar a director geral, cargo que exercia quando foi indicado para o Quórum dos Doze, em 1963. Serviu por muitos anos como presidente do conselho da empresa Deseret News Publishing Company. Foi presidente da Associação Comercial de Artes Gráficas de Utah e serviu como membro do conselho de diretores da maior associação comercial de artes gráficas dos Estados Unidos, a Printing Industries of America.
Desde 1969, o Presidente Monson faz parte do Conselho Executivo Nacional dos Escoteiros da América.

O Presidente Monson foi membro da Utah Association of Sales Executives (Associação dos Executivos de Vendas de Utah], do Salt Lake Advertising Club (Clube Publicitário de Salt Lake) e do Salt Lake Exchange Club (Clube de Intercâmbio de Salt Lake).

O Presidente Monson foi, durante muitos anos, integrante da Utah State Board of Regents [Junta de Regentes do Estado de Utah], que administra o ensino superior do Estado de Utah. Trabalhou também para a Associação de Ex-Alunos da Universidade de Utah.

Em dezembro de 1981, o Presidente Monson foi nomeado pelo Presidente Ronald Reagan para servir na Força-Tarefa do Presidente para Setores da Iniciativa Privada. Serviu nesse cargo até dezembro de 1982, quando o trabalho da força-tarefa foi concluído.

O Presidente Monson recebeu o prémio de Ex-Aluno de Destaque da Universidade de Utah, em 1966. Recebeu também o prémio Castor de Prata dos Escoteiros da América (1971), o prestigiado Búfalo de Prata (1978) e a mais alta honraria do escotismo internacional: o Lobo de Bronze (1993). Em 1997, recebeu o Prémio Minuteman da Guarda Nacional de Utah, bem como o Prémio Personalidade Masculina Exemplar da Universidade Brigham Young. Em 1998, ele e esposa receberam o Prémio de Serviço Humanitário Contínuo das Irmãs de Caridade de St. Joseph Villa. 

“Quando Thomas S. Monson foi para a Primeira Presidência, ou quando se tornou o Profeta, creio que não perdeu o compasso da música nem mudou por pouco que fosse o seu estilo ou padrão em termos de como estende a mão para as pessoas, individualmente”, disse o Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Esse ainda é o seu estilo e o seu padrão; tem sido por toda a sua vida.”

Thomas S Monson será sempre lembrado pela sua diligência em seguir os mandamentos do Senhor e como um excelente conselheiro para todos aqueles que ouviram e seguem seus ensinamentos. 

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.Desde agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." 2 Timoteo 4:7-8

  

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.