Comunicados da Imprensa

Programa de Alfabetização do Evangelho foi lançado na Serra Leoa para fortalecer famílias

Um programa piloto projetado para melhorar a alfabetização durante o ensino do evangelho de Jesus Cristo foi lançado na Serra Leoa.

“A Leitura abre Um Mundo de Idéias que [um Não-Leitor] Não PODE Sequer Imaginar”, Disse a  Irmã Jean B. Bingham  , presidente Geral da  Sociedade  de  Socorro  de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A irmã Bingham e o seu irmão, Bruce, viajou para a Serra Leoa, no oeste africano, no início de junho, para ajudar a implantar o programa-piloto de alfabetização evangélica da Igreja. Os Bingham às comunidades de Freetown, Kenema, Canadá e outras cidades na Serra Leoa, entre 5 e 16 de junho.

A Igreja está a lançar um programa piloto para as funções de leitura e escrita enquanto ensina princípios do evangelho em países como as taxas de alfabetização são baixas. Na Serra Leoa, muitos membros da Igreja não têm como ferramentas de alfabetização de que precisam para o fazer plenamente do evangelho.

Como funciona

“A alfabetização não é um evangelho para aprender e escrever para que você possa compreender ... os princípios do evangelho para tornar a sua tarefa mais fácil de ser executado.”, Disse uma gerente de projetos Melissa Hawkley.

Os alunos reúnem-se com a alfabetização do evangelho aos domingos e começam a aprender letras, números e palavras enquanto estudam os princípios do evangelho. Eles também são incentivados a suas habilidades de leitura e escrita durante uma semana e às aulas de línguas que estão aprendendo.

"A primeira parte de uma alfabetização do evangelho é uma apresentação de fotos", disse o gerente de projetos Cason Curriden. “Agora essa foto é centralizada no livro de um princípio do evangelho ou uma história do evangelho da Bíblia ou do Livro de Mórmon”.

Ele continuou: “Depois da apresentação de fotos, eles são capazes de fazer uma transição para aprender letras e palavras mais complexas”.

Hawkley disse que o treinamento não apenas ajuda os santos dos últimos dias a servir em suas congregações, mas também ajuda a fornecer-lhes as habilidades necessárias para trabalhar fora de casa.

“Por alguns anos, ensinei inglês como segunda língua”, disse a irmã Bingham, líder mundial da organização de mulheres da Igreja. “Alguns dos alunos com quem trabalhei não eram particularmente alfabetizados. Eles realmente lutaram com a leitura e a escrita, e foi uma grande alegria ajudá-los a abrir essa porta para [novas] possibilidades ”.

Um dos principais objetivos do programa piloto de Alfabetização Evangélica é fortalecer as famílias. “Na Sociedade de Socorro, somos uma irmandade mundial”, disse ela. “Adoraria ver o poder da Sociedade de Socorro aproveitado no programa Alfabetização para o Evangelho para ajudar cada uma de nossas irmãs a atingir seu pleno potencial.”

Ela acrescentou: "Uma das coisas que eu amo sobre o programa Alfabetização do Evangelho é que os alunos se tornam líderes, e você sabe que os líderes influenciam toda a comunidade".

A irmã Bingham também participou de treinamento para líderes locais da Igreja e ministrou a vários santos dos últimos dias em suas casas durante sua estada.

Em Kenema, ela conheceu Juliet Numa, presidente da Sociedade de Socorro e mãe solteira em uma congregação local, que participa do programa Alfabetização do Evangelho.

“Ela não sabia ler nem escrever, e não sabia se poderia atender a esse chamado”, disse a irmã Bingham. “De fato, algumas das irmãs em seu ramo também mencionaram que estavam preocupadas com sua capacidade de liderar. … Juliet foi convidada para participar de uma aula de Alfabetização Evangélica. Esse aprendizado aumentou sua confiança para cumprir seu chamado. Maravilhoso ver seu progresso.

“O programa Alfabetização Evangélica pode mudar a vida”, expressou uma irmã Bingham. “Como as mulheres que observam, aqui se separam e aprendem como elas são suas comunidades, com o objetivo de mudar o mundo.”

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.